terça-feira, 31 de março de 2009

E por falar em “Turma da Mônica”...



Como o Aguinaldo, eu também mato a cobra e mostro o pau (embora não com tanta classe). O assunto “Turma da Mônica” entrou na pauta dos comentários do Blogão e muitos dos aguinautas se declararam fãs dos quadrinhos de Maurício de Souza. Mas duvido que algum seja tão fã quanto essa moça presumivelmente brasileira que vi ano passado, num metrô que liga a periférica Newark à Nova Iorque, nos Estados Unidos. Reparem na tatuagem originalíssima que ela tem no braço: trata-se de uma história em quadrinhos da “Turma da Mônica”. A foto está meio fora de foco, pois eu não tenho vocação para paparazzi (apesar de tê-la tirado sem autorização da moça). Quando vi a cena, achei inacreditável, não só pela tatuagem em si, como também pelo fato daquela situação estar ocorrendo fora do Brasil, num país em que os personagens brasileiros não têm nenhuma penetração, e que, no mais das vezes, costuma exportar sua cultura enlatada para o resto do mundo. Durante o trajeto, alguns americanos se amontoaram perto da moça, e ficaram se perguntando quem eram aqueles personagens e que língua falavam (inicialmente julgaram ser espanhol; só depois de algum tempo um deles, para minha surpresa, foi capaz de reconhecer que o idioma era a nossa “última flor do Lácio”). Naquele instante, a Mônica derrotava o rato Mickey com o seu coelho Sansão! Confesso que ver a nossa cultura divulgada no exterior (ainda mais nos E.U.A), mesmo que daquela forma peculiar, na pele de uma patrícia, teve um sabor todo especial. O mesmo sabor de alegria que sinto quando eu ouço falar de algum estrangeiro fã das nossas novelas! Uma brasileira levando na pele (e para sempre) uma página da cultura nacional! Bela metáfora sobre o orgulho que temos da nossa cultura, não?

4 comentários:

  1. Quem nao cresceu ou leu algum Gibi da turma da Mônica que atire a primeira pedra...
    Eu ate hoje sou fanzoca!

    ja fui chamado de Cebolinha pela merda de dislexia que eu tinha e ainda tenho, as vezes podem perceber nos meus post´s uma falhinha de silaba ou trocado...mas eu nao falo PLOBLEMA nao viu gente... e PR mesmo...

    VAI LA JOAO...VOA MEU IMPERADOR

    ResponderEliminar
  2. Engracado, eu antigamente tinha muito orgulho de ver algumas pessoas com a camisa do BRASIL no exterior, ou ouvir em algum museu ou cidade, o pessoal falando portugues.
    De um tempo para ca, to achando tao banal...nao sei se sou eu,....mas a MODA MADE IN BRAZIL é tao vulgar, TODO E QUALQUER TURCO que vive na Alemanha, anda com a camisa
    BRAZIL-isto mesmo com Z...para cima e para baixo, sem contar dos alemaes...Para variar o Pelé tb lancou um bendito CD por aqui que DURANTE dias tocou nas radios, os alemaes ouviam a musica e sabiam que era do PELÉ...agora fala a verdade, chic mesmo é andar livre como indio la por Trancoso e ouvir tanto extrangeiro elogiando o BRASIL...isto me da um orgulho danado....

    BJOS E BOA NOITE; VOU PARA CAMA NOW....MY DEAR

    ResponderEliminar
  3. Pedro, seja bem-vindo a este blog.

    ResponderEliminar